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- Postagem Aleatória VI: Sobre a Escala Henderson...
Cumprimentos, batutas! Vou falar de um negócio diferente hoje...
Existe uma coisa chamada Escala Henderson ( Escala de Desrupção de Plot de Henderson, na verdade, numa tradução adaptada ), e basicamente fala do que o nome diz, que é uma medida de o quanto o plot planejado desandou.
Essa escala foi criada com base na história de uma campanha de TRPG, em específico de Chlutu, que tinha um personagem chamado " Old Man Henderson ", que foi criado com o objetivo de cagar o plot dessa tal campanha por completo, trazer o caos e a desordem. O personagem é outro nível, sem prosa. Recomendo que quem saiba inglês dê uma olhada na página sobre o assunto no 1d4chan. É muito louco.
Pois bem, por quê eu tô trazendo algo que surgiu de TRPG praqui? Porque é útil para escritores, ora bolas! A Escala Henderson é interessante tanto pro escritor que quer simplesmente numa brincadeira ou "in a whim" pra verificar o quanto sua história saiu dos planos originais ( rola em principal com aquilo que a gente chama de escritor jardineiro, que só tem uma noção vaga do que quer escrever, que planta ali o bagulho e deixa crescer ), assim como também é legal pro escritor que quer de propósito fazer uma história não usual ver o quanto ele pode sair da linha sem ficar muito extremo.
Dito tudo isto, vou deixar uma tradução da escada Henderson abaixo que fiz para esse post, não é perfeita, mas espero que curtam! Até!
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Representação |
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-9 Hendersons |
Ação tomada resolve qualquer problema do universo, de qualquer coisa viva ou não-viva existente. |
-2 Hendersons |
A ação tomada vai de alguma forma movimentar uma cadeia de eventos que resolvem problemas anteriormente pensados pelo GM para todas as futuras campanhas, de modo que nem " Esse Cara " conseguiria atrapalhar. |
-1 Hendersons |
A ação resolve toda essa campanha. O vilão foi derrotado, o desastre evitado, a donzela em perigo foi salva. Peguem suas fichas, gg galera. |
-0,75 Hendersons |
A ação tomada efetivamente faz com que grupo deva ser vitorioso em todos os plots, quaisquer plots. Sucesso é só uma questão de tempo. |
-0,5 Hendersons |
A ação tomada resolve o plot atual, e quase resolve o subplot principal. Tem também um pequeno efeito positivo no plot principal e no universo do jogo como um todo, fora de seu grupo. |
-0,25 Hendersons |
O problema atual do grupo é resolvido de um modo que é tal qual o GM planejou. |
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Escala Henderson Básica |
0 Hendersons |
A ação tomada não tem efeito algum no plot. |
0,25 Hendersons |
A ação tomada fugiu da linha de raciocínio de todos os membros do grupo presentes e envolvidos no plot atual, assim como fugiu do menor dos subplots atuais, mas o GM ainda consegue botar a equipe de volta aos trilhos e continuar até o fim do subplot principal. |
0,50 Hendersons |
A ação feita descarrilhou totalmente o plot atual, e atrapalhou de forma severa o subplot principal, mas tem apenas um efeito menor no plot principal e no universo fora de seu grupo. |
0,75 Hendersons |
A ação tirou dos trilhos totalmente o subplot atual assim como aos subplots relacionados, e causou consequências menores ao universo como um todo, mas com algum remelexo o GM ainda consegue fazer com que as coisas caminhem até a meta do plot. |
1 Henderson Completo |
A ação causou um descarrilhamento total do plot. O velho plot se foi pra sempre e um novo precisa ser feito do zero. |
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Escala Henderson Excessiva |
1,25 Hendersons |
Um ponto especial na escala Henderson que pode ser atingido sob determinadas circunstâncias e com uma reação específica do GM. A ação tomada saiu totalmente do plot, e o GM ao invés de começar um novo plot anuncia que " Uma pedra caiu, e todo mundo morreu¹ ". |
1,5 Hendersons |
A ação tomada causou uma Morte Total do Grupo². |
1,75 Hendersons |
A ação matou todo o grupo, assim como todos envolvidos no plot. Isso arruinou o jogo, e possivelmente fez com que o GM tivesse um ataque, e tentasse estrangular o perpetrador enquanto ria loucamente³, ou apenas ficasse sentado em choque mesmo. |
2 Hendersons Completos/Henderson Completo Duplo |
A ação tomada devastou tanto o plot e o universo que o jogo inteiro teve que ser descartado, sofrer retcon e receber um post dedicado no /tg/⁴. O GM tem que começar um jogo inteiramente novo. |
>2 Hendersons |
Perto de níveis míticos. Irrepresentável por quaisquer números ou escalas. A ação tomada passou por todos os passos acima, tirando talvez o último. De todo modo, o jogo de alguma forma se recusa a sumir e morrer. Talvez o GM tenha iniciado O Rascunho, mas o jogo permanece de alguma forma, sacaneando com seus jogadores. Apenas uma pessoa⁵, pelo que sabemos, conseguiu esse feito. |
1: Um método de terminar uma
campanha, normalmente usado por GM's nervosos. Fonte: Rocks
fall, everyone dies - 1d4chan
2: Total
Party Kill, TPK. Não precisa de explicação.
3: A tradução aqui foi ligeiramente adaptada, mas não interfere no
sentido.
4: Um imageboard do 4chan
5: Se trata desse bobeirol aqui: That Guy Destroys Psionics - 1d4chan
Página sobre a Escala Henderson: The Henderson Scale of Plot Derailment - 1d4chan
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